E assim se vai mais uma noite de espumantes do …

E assim se vai mais uma noite de espumantes do Brasil il il il.

– AURORA EXTRA BRUT – Indicação de Procedência – Pinto Bandeira
(Chardonnay – Pinot Noir – Riesling Itálico)

– MIOLO BRUT CUVEÉ TRADITION
(Chardonnay – Pinot Noir)

Ambos excelentes espumantes nacionais, ambos elaborados pelo método tradicional (champenoise), ambos com 12 meses de autólise (contato com leveduras), mas as semelhanças param por aqui.

De diferentes cortes e diferentes dosagens de açúcar adicionado (Extra Brut e Brut), além é claro da diferença de “micro terroir”, só podiam resultar na boca com estilos diferentes.

IMPRESSÕES ???
? AURORA: além do amarelo palha, sua cremosidade e perlage fino já denota uma qualidade superior. Nos aromas as frutas secas e o amedoado (tostado) e contrastam com toques florais… Beem além das “tradicionais frutas tropicais”. Na boca, percebesse uma doçura mais natural (uma vez que leva menos açúcar de despacho) em equilíbrio com sua delicada acidez.
? MIOLO: segue no tradicional amarelo palha (algum reflexo esverdeado), bem límpido, perlage regular (faltou um pouco mais de persistência ao final). As notas de frutas como abacaxi e algum toque de melão e mentol, se destacam mais que as notas tostadas de levedura, mas ainda assim, com bom equilíbrio entre acidez, sabor e persistência.

? VEREDITO: O Miolo continua sendo um grande “guerrero” na sua faixa de preço (40 a 60 reais), competindo com alguma vantagem entre outros espumantes de método “charmat” (nacionais, argentinos e chilenos). Continuo achando uma excelente relação CUSTO/QUALIDADE, e o principal, fácil de achar no mercado. ??
Por sua vez este Aurora, é um espumante muito diferenciado e com uma pretensão um pouco maior (que acho que ele cumpre bem em sua faixa de preço de 70 a 90 reais). Oriundo de um dos melhores terroirs de espumante do novo mundo… não é exatamente um espumante para iniciantes, mas com toda certeza, de EXCELÊNCIA! ????

? E você? Já experimentou algum deles? Conte-nos aqui, deixe suas impressões também. Seria muito compartilharmos nossas percepções. ?

Saúde amigos e até a próxima taça!

#espumantenacional #ehhdobrasil #mbpersonalsomm #extrabrut #brut

e85ca11d E assim se vai mais uma noite de espumantes do ...