Nestas noites tórridas do fim do verão …

Nestas noites tórridas do fim do verão brasilero, que tal um vinho branco leve, acessível e para ser degustado bem gelado?

• Aurora Varietal Riesling Itálico 2017 – Serra Gaúcha/RS (BRA)

Em taça, sua coloração amarela pálida com halos esverdeados e vívidos já denotam um vinho jovem, com aromas sutis variando entre frutas verdes e cítricas. Em boca, há frescor apesar da moderada acidez (esperava um pouco mais, confesso), mas ainda em justo equilíbrio com seu corpo leve. No final nota-se alguma discreta mineralidade. Longe de ser um vinho complexo, mas muito honesto para o dia-a-dia, entregando momentos descontraídos e bem refrescantes, uma vez que pode ser consumido tranquilamente abaixo de 8º C, sem muito prejuizo às percepções organolépticas.

MINHA AVALIAÇÃO: MB 86/100

HARMONIZAÇÃO: Para esta análise, preparei uma salada leve de folhas e queijo branco para acompanhar casquinha de siri. Ficou maravilhosa a combinação. Mas certamente irá muito bem com outras saladas, peixes, frutos do mar e carne branca de aves, sempre com preparo leve.
————————————————————–

VALE LEMBRAR: Apesar de ser um uva pouco conhecida e de origem incerta (cultivada na Itália, Áustria, Eslovênia, República Tcheca, Hungria entre outros países e com algumas variações de nome), a Riesling Itálica foi amplamente difundida no sul do Brasil pelos pioneros imigrantes italianos. Aqui, encontrou terreno fértil com ótima adpatação ao terroir gaúcho, permitindo também muitas possibilidades de vinificação, desde varietais até mesmo cortes para alguns vinhos e espumantes (por exemplo: Chandon Réserve Brut). Apesar do nome “RIESLING ITÁLICO” ser parecido, não trata-se da mesma uva famosa dos envolventes e complexos vinhos da Alsácia e Alemanha, que trazem impresso na maioria dos seus rótulos apenas “RIESLING”, mas que são na verdade feitos de “RIESLING RENANA”, ok?

#mbpersonalsomm #vinhobrasileiro #vinhobranco #rieslingitalico #whitewine #instavin #instavinho #instafood #winelovers #sommelier #somm #vinhos #riopreto #serragaucha #foodporn #summernight #noitedeverao #avaliacao #marcelobernardo #vinhosbrasil #vinhonacional #semfiltro #nofilter @ São José do Rio Preto

9e87d3dd Nestas noites tórridas do fim do verão ...